quarta-feira, janeiro 26, 2011

Anos 60: Com que roupa eu vou?


Olá amigas! Fiz uma pesquisa sobre o que usar numa festa anos 60 e resolvi compartilhar com vocês.
  Enquanto eu fui olhar no google modelos de vestidos de bolinha, me assustei com o resultado quando digitei moda anos 60. Derepente eu percebi que eu e minhas amigas estavamos totalmente equivocadas nesse assunto. Chegamos  a cogitar a idéia de mandar fazer vestidos iguais... tsc tsc tsc 
Imagino que a minha duvida seja a de muitas de vocês! Então vamos lá, divirtam-se:

Publicado na Folha de S.Paulo, em 7 de fevereiro de 1965-A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, mostrava uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando. As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas de Dior e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade.
Ou seja, nada de saias rodadas até o joelho!
Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade "On the Road" [título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957] da chamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos 50 vivia recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciaria novas mudanças de comportamento jovem, como a contracultura e o pacifismo do final da década.
Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento.
Publicado na Folha de S.Paulo, em 12 de agosto de 1962 Conscientes desse novo mercado consumidor e de sua voracidade, as empresas criaram produtos específicos para os jovens, que, pela primeira vez, tiveram sua própria moda, não mais derivada dos mais velhos. Aliás, a moda era não seguir a moda, o que representava claramente um sinal de liberdade, o grande desejo da juventude da época.
Na moda, a grande vedete dos anos 60 foi, sem dúvida, a minissaia. A inglesa Mary Quant divide com o francês André Courrèges sua criação. Não há dúvidas de que passou a existir, a partir de meados da década, uma grande influência da moda das ruas nos trabalhos dos estilistas. O sucesso de Quant abriu caminho para outros jovens estilistas, Na América, Bill Blass, Anne Klein e Oscar de la Renta, entre outros, tinham seu próprio estilo, variando do psicodélico [que se inspirava em elementos da art nouveau, do oriente, do Egito antigo (mas e as bolinhas?)
Em 1965, na França, André Courrèges operou uma verdadeira revolução na moda, com sua coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e sua visão de futuro, em suas "moon girls", de roupas espaciais, metálicas e fluorescentes. Enquanto isso, Saint Laurent criou vestidos tubinho inspirados nos quadros neoplasticistas de Mondrian e o italiano . Paco Rabanne, em meio às suas experimentações, usou alumínio como matéria-prima.
Se uma palavra pudesse resumir toda a atmosfera artística dos anos 60, essa palavra seria futurismo. Mini-vestidos, microssaias, golas roulês, botas longas e curtas, verniz e meias colorida. As mudanças no vestuário também alcançaram a lingerie, com a generalização do uso da calcinha e da meia-calça, que dava conforto e segurança, tanto para usar a minissaia, quanto para dançar o twist e o rock
Deixar as pernas de fora foi uma marca dos anos 60. Se você quiser embarcar na moda, use saias curtas... Para alívio de todas, a meia opaca disfarça algum detalhe incômodo. Outra peça que tem tudo a ver com a década é o vestido tubinho com estampas grandes à la Mondrian (geométricos em cores primárias).
A confecção ganhava cada vez mais terreno e necessitava de criatividade para suprir o desejo por novidades. O importante passaria a ser o estilo e o costureiro passou a ser chamado de estilista.
Nesse contexto, a modelo Jean Shrimpton era a personificação das chamadas "chelsea girls". Sua aparência era adolescente, sempre de minissaia, com seus cabelos longos com franja e olhos maquiados. Catherine Deneuve também encarnava o estilo das "chelsea girls", assim como sua irmã, a também atriz Françoise Dorléac. Por outro lado, Brigitte Bardot encarnava o estilo sexy, com cabelos compridos soltos rebeldes ou coque no alto da cabeça [muito imitado pelas mulheres].
Entretanto, os anos 60 sempre serão lembrados pelo estilo da modelo e atriz Twiggy, muito magra, com seus cabelos curtíssimos e cílios inferiores pintados com delineador.
Aposte em vestidos sem mangas, usados com camisas por baixo. . Além disso, use também gola roulê até em blusas sem manga, o que aliás é um charme. As calças da década são mais curtas e aí vale tudo: bloomers, pantacourts, cigarettes, capri, até com bota no inverno.
 Outra dica bem legal, mas só para as teenagers: minissaia com meia ¾. A opção de sapatos é grande: vale até salto, mas o ideal é um sapato de salto mais grosso, como os da época, com enfeites metálicos, verniz e até coloridos. Para completar o look, franjas, cílios postiços, delineador, óculos de plástico tipo televisão, bijoux enormes e muito charme



     A maquiagem era essencial e feita especialmente para o público jovem. O foco estava nos olhos, sempre muito marcados. Os batons eram clarinhos ou mesmo brancos e os produtos preferidos deviam ser práticos e fáceis de usar.

Agora que conhecemos um pouco da história da moda dos anos 60 ficou bem mais fácil!
Vimos que não tem mistério! É só garimpar no seu armário mesmo algumas peças e deixar a criatividade aflorar.
 Não precisa ir a uma costureira e mandar fazer uma "fantasia". A idéia de moda dos anos 60 remete totalmente o contrário. Coloque pra fora o seu interior, a sua personalidade tomando cuidado para não matar o VINTAGE com tanta modernidade. Capriche no penteado e na maquiagem meio pin-up que seu look será perfeito!

Espero ter sido útil á vocês! Quem tiver mais idéias compartilhe aqui. 

                                                                    Boas festas!!!