quarta-feira, janeiro 26, 2011

Anos 60: Com que roupa eu vou?


Olá amigas! Fiz uma pesquisa sobre o que usar numa festa anos 60 e resolvi compartilhar com vocês.
  Enquanto eu fui olhar no google modelos de vestidos de bolinha, me assustei com o resultado quando digitei moda anos 60. Derepente eu percebi que eu e minhas amigas estavamos totalmente equivocadas nesse assunto. Chegamos  a cogitar a idéia de mandar fazer vestidos iguais... tsc tsc tsc 
Imagino que a minha duvida seja a de muitas de vocês! Então vamos lá, divirtam-se:

Publicado na Folha de S.Paulo, em 7 de fevereiro de 1965-A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, mostrava uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando. As moças bem comportadas já começavam a abandonar as saias rodadas de Dior e atacavam de calças cigarette, num prenúncio de liberdade.
Ou seja, nada de saias rodadas até o joelho!
Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade "On the Road" [título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957] da chamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos 50 vivia recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciaria novas mudanças de comportamento jovem, como a contracultura e o pacifismo do final da década.
Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento.
Publicado na Folha de S.Paulo, em 12 de agosto de 1962 Conscientes desse novo mercado consumidor e de sua voracidade, as empresas criaram produtos específicos para os jovens, que, pela primeira vez, tiveram sua própria moda, não mais derivada dos mais velhos. Aliás, a moda era não seguir a moda, o que representava claramente um sinal de liberdade, o grande desejo da juventude da época.
Na moda, a grande vedete dos anos 60 foi, sem dúvida, a minissaia. A inglesa Mary Quant divide com o francês André Courrèges sua criação. Não há dúvidas de que passou a existir, a partir de meados da década, uma grande influência da moda das ruas nos trabalhos dos estilistas. O sucesso de Quant abriu caminho para outros jovens estilistas, Na América, Bill Blass, Anne Klein e Oscar de la Renta, entre outros, tinham seu próprio estilo, variando do psicodélico [que se inspirava em elementos da art nouveau, do oriente, do Egito antigo (mas e as bolinhas?)
Em 1965, na França, André Courrèges operou uma verdadeira revolução na moda, com sua coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e sua visão de futuro, em suas "moon girls", de roupas espaciais, metálicas e fluorescentes. Enquanto isso, Saint Laurent criou vestidos tubinho inspirados nos quadros neoplasticistas de Mondrian e o italiano . Paco Rabanne, em meio às suas experimentações, usou alumínio como matéria-prima.
Se uma palavra pudesse resumir toda a atmosfera artística dos anos 60, essa palavra seria futurismo. Mini-vestidos, microssaias, golas roulês, botas longas e curtas, verniz e meias colorida. As mudanças no vestuário também alcançaram a lingerie, com a generalização do uso da calcinha e da meia-calça, que dava conforto e segurança, tanto para usar a minissaia, quanto para dançar o twist e o rock
Deixar as pernas de fora foi uma marca dos anos 60. Se você quiser embarcar na moda, use saias curtas... Para alívio de todas, a meia opaca disfarça algum detalhe incômodo. Outra peça que tem tudo a ver com a década é o vestido tubinho com estampas grandes à la Mondrian (geométricos em cores primárias).
A confecção ganhava cada vez mais terreno e necessitava de criatividade para suprir o desejo por novidades. O importante passaria a ser o estilo e o costureiro passou a ser chamado de estilista.
Nesse contexto, a modelo Jean Shrimpton era a personificação das chamadas "chelsea girls". Sua aparência era adolescente, sempre de minissaia, com seus cabelos longos com franja e olhos maquiados. Catherine Deneuve também encarnava o estilo das "chelsea girls", assim como sua irmã, a também atriz Françoise Dorléac. Por outro lado, Brigitte Bardot encarnava o estilo sexy, com cabelos compridos soltos rebeldes ou coque no alto da cabeça [muito imitado pelas mulheres].
Entretanto, os anos 60 sempre serão lembrados pelo estilo da modelo e atriz Twiggy, muito magra, com seus cabelos curtíssimos e cílios inferiores pintados com delineador.
Aposte em vestidos sem mangas, usados com camisas por baixo. . Além disso, use também gola roulê até em blusas sem manga, o que aliás é um charme. As calças da década são mais curtas e aí vale tudo: bloomers, pantacourts, cigarettes, capri, até com bota no inverno.
 Outra dica bem legal, mas só para as teenagers: minissaia com meia ¾. A opção de sapatos é grande: vale até salto, mas o ideal é um sapato de salto mais grosso, como os da época, com enfeites metálicos, verniz e até coloridos. Para completar o look, franjas, cílios postiços, delineador, óculos de plástico tipo televisão, bijoux enormes e muito charme



     A maquiagem era essencial e feita especialmente para o público jovem. O foco estava nos olhos, sempre muito marcados. Os batons eram clarinhos ou mesmo brancos e os produtos preferidos deviam ser práticos e fáceis de usar.

Agora que conhecemos um pouco da história da moda dos anos 60 ficou bem mais fácil!
Vimos que não tem mistério! É só garimpar no seu armário mesmo algumas peças e deixar a criatividade aflorar.
 Não precisa ir a uma costureira e mandar fazer uma "fantasia". A idéia de moda dos anos 60 remete totalmente o contrário. Coloque pra fora o seu interior, a sua personalidade tomando cuidado para não matar o VINTAGE com tanta modernidade. Capriche no penteado e na maquiagem meio pin-up que seu look será perfeito!

Espero ter sido útil á vocês! Quem tiver mais idéias compartilhe aqui. 

                                                                    Boas festas!!!

                        









9 comentários:

  1. ai caracas, eu queria ter os cílios da Twiggy!!! E ser um pau seco igual a Audrey Hepburn!!! Mas né... vamos voltar à real hehehe
    Essa moda é tão linda, mas só pra quem é magrinha... mimimi
    bjus

    ResponderExcluir
  2. vou admitir que tenho uam quedinha por coisas retrô

    ResponderExcluir
  3. Olá. Eu li e gostei muito por você ter compartilhado essa pesquisa conosco. É muito boa, achei informações super legais, contudo senti falta da explicação sobre as "bolinhas", nosso querido poá. Ele tem um significado muito forte hoje em dia, é só falar anos 60 que todos lembram das bolinhas. Eu só queria saber então de onde veio essa ideia que sobrevive até hoje. Mas do resto eu adorei! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom post.
    Muito interessante.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Moniquinha: Os cilios da Twiggy eram postiços... era moda!
    E da pra usar um vestidinho desses soltinhos sim amiga! Da pra encrementar mt mais do que a moda de hj.

    Carlinha: Eu também to numa fase mei retro... Acho chique!

    Andressa: Os vestidos até os joelhos com estampas de bolinhas eram da moda da decada de 50. Mas a maioria de nós qd pensamos em festa de época só lembramos deles né? Por isso compartilhei com vc's essa informação, pra mostrar que nem td é bolinha.

    ResponderExcluir
  6. flor, responde uma enquete pra mim no meu blog por favor? As perguntinhas estão no canto direito do blog, são todas de múltipla escolha, desde já obrigada! http://equilbriosempre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu acho as roupas e as maquiagens tão romanticas...gosto tanto deste estilo!!!Uma pena que agora so tem roupa curta..e ninguem é mais romantico!! rsrsrs
    beijossss flor

    ResponderExcluir
  8. Aim que queria ter nascido nesse tempo =/ kkkkk

    Supur Beijo.

    ResponderExcluir